Whatsapp
Ativo Contabilidade

BC diz que clientes de bancos têm cerca de R$ 8 bilhões a receber das instituições e cria sistema para consulta

As questões financeiras no Brasil são um tanto quanto complicadas. Ficar por dentro de tudo que temos direito a receber ou devemos pagar demanda estudo e algum tempo dedicado à leitura e pesquisa. Além disso, vez ou outra surgem valores a serem recebidos por situações específicas e, pensando nisso, o Banco Central (BC) está criando um sistema de consulta.

A tecnologia a favor das relações bancárias

De maneira específica, o sistema é direcionado para que os clientes de instituições bancárias possam consultar se tem ou não direito a receber algum valor. Esse, por sua vez, pode ser relativo a saldo não sacado em contas encerradas ou tarifas e parcelas cobradas de maneira indevida. Uma vez que normalmente as pessoas não se atentam a esses montantes que apresentam valores, por vezes, baixos.

Segundo com o BC, os clientes de instituições bancárias têm cerca de R$8 bilhões para receberem das instituições que tiveram algum vínculo ou ainda tem. O sistema será disponibilizado de maneira online e oferecerá às pessoas informações sobre a existência desses valores a serem recebidos. Espera-se que a consulta seja disponibilizada a partir de dezembro.

Uma informação importante, e que motivou o BC a realizar a criação do sistema é que, por se tratar de valores relativamente baixos, as pessoas não procuram as instituições bancárias para receberem esses valores, fazendo com que o dinheiro permaneça com os bancos e não circule na economia. 

Sistema de Informações de Valores a Receber

O nome do sistema será Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) e será alimentado por informações que as próprias instituições bancárias e outras instituições financeiras irão fornecer ao BC a partir de outubro. Desse modo, o sistema será constantemente atualizado e a pesquisa poderá ser feita a qualquer momento pelo usuário.

Buscando facilitar a comunicação entre clientes e instituições, o próprio sistema irá oferecer a opção para solicitar o recebimento desses valores, que deverá ser feito pela instituição. No entanto, ao invés de se deslocar até o banco, o usuário poderá fornecer uma chave PIX para o recebimento desses valores, oriunda de qualquer instituição.

As informações do SRV

Esse novo sistema, que ainda está em processo de criação pelo Banco Central, irá englobar algumas informações que serão repassadas de maneira mensal pelas instituições bancárias e financeiras. Entre essas informações estão:

  • Contas de depósitos em moeda nacional encerradas com saldo disponível;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários utilizadas para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de compromissos com entidades e órgãos reguladores e de fiscalização;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de compromissos com entidades e órgãos reguladores e de fiscalização;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados;
  • Outras situações que englobam valores a devolver reconhecidos pelas instituições financeiras.

É importante ainda ressaltar que os recursos relativos a grupos de consórcio são tidos como exceção entre as informações fornecidas, uma vez que devem ser informados trimestralmente.

Embora ainda esteja sendo elaborado, esse sistema vem para ajudar clientes dos mais diversos bancos a terem ciência e acesso a valores que têm direito e, por vezes, passa despercebido diante da burocracia existente nas relações bancárias e econômicas do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *